A fase inicial de um curso de Educação e Formação de Adultos começa com o processo de Reconhecimento e Validação de Competências, vulgo RVC. Ao longo de quarenta intensas horas estabeleceu-se uma "dialéctica formativa" de aprendizagens algo soltas (que adiante se pretendem justapostas) resultado de uma espécie de "baralhar e voltar a dar" que se traduziu, em fases diversas, num coktail emotivo muito interessante. Uma telenovela com alguns episódios:
Ep.# 1 - Estou aqui a fazer o quê? - Olhares que se cruzavam, pensamentos mil, quem é aquele, quem é este ao meu lado, o que faço? O terror instalou-se com a entrada daquela figura sinistra designada de "Professor".
Ep.# 2 - "Sejam bem-vindos!" - Quebra gelo(s)! Isto não dói (muito!!!)! Libertem-se das ânsias que vamos já começar a trabalhar!
Ep.# 3 - "A Busca" - Estas primeiras actividades pretendem abanar as árvores (vocês),e procurar em cada um experiências vivenciadas a diversos níveis: pessoal,social,profissional, ... E começou o turbilhão! Vasculhando o passado é (quase) inevitável um jorrar de emoções ... deixem-nas fluir!
Ep.# 4 -"Trabalho" - Passar para o papel,através der trabalho grupal ideias, sentimentos, emoções (outra vez!!)
Ep.# 5 -"Resultados"- Vejamos...
Ep.#6, #7,#8,#9... -Trabalho!-
Ep. final - Jurí de RVC- Muito trabalho depois, muitas ansiedades, muitas expectativas, é chegado o momento da validação...mas isso será outra história...